Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
ENFERMAGEM EM SAUDE PUBLICA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:252 - (601)
Autor:Sena, Roseni Rosângela de; Silva, Kênia Lara da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A enfermagem como parceira solidária do Sistema Único de Saúde^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;45(n.spe2):1792-1796, 2011. .
Resumo:Neste texto, fruto da reflexão de quem acompanha os sucessivos acúmulos do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentamos nossa avaliação do SUS, ressaltando aquilo que consideramos seus maiores progressos, sem negar que precisamos reafirmar uma agenda contemporânea de compromissos políticos e sociais para o Sistema. Defendemos que a Enfermagem brasileira, com os processos de profissionalização de seus trabalhadores, representa uma grande parceira do SUS(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Enfermagem em Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800027
Localização:BR1273.1

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:194 - (526)
Autor:Mishima, Silvana Martins; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: a trajetória de uma protagonista da enfermagem brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: the trajectory of a brazilian nursing protagonist
Fonte:Texto & contexto enferm;18(4):[773-780], out.-dez. 2009. .
Resumo:O presente artigo de reflexão tem por objetivo relacionar a trajetória da Profa. Dra Maria Cecília Puntel de Almeida com a história da enfermagem mais recente, apontando suas contribuições para a compreensão da enfermagem como trabalho. Nos últimos quarenta anos dedicou seus estudos e sua prática para a formação de pesquisadores de enfermagem, para construção da reforma sanitária brasileira, para a consolidação de uma perspectiva política da enfermagem brasileira no processo de construção de uma prática de saúde e de enfermagem mais democrática e para a formação de enfermeiros engajados em mudanças das práticas de enfermagem e dos serviços de saúde. Suas produções constituem uma demarcação da enfermagem como resultado e resultante das relações históricas, sociais, econômicas e culturais. Concluímos que seu legado é produto e produtor do movimento de engajamento da enfermagem brasileira em lutas pela democracia e pela saúde como direito.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Prática Profissional
Enfermagem em Saúde Pública
Brasil
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072009000400020&script=sci_arttext

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:116 - (126)
Autor:Monteiro, Estela Maria L. Meirelles; Meneses, Lenilma Bento de A; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Sá, Lenilde Duarte de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Institucionalização do ensino de enfermagem na Paraíba: uma viagem ao passado^ipt / The institutionalization of nursing education in Paraiba: a trip into the past
Fonte:Rev. bras. enferm;53(3):[458-466], jul.-set. 2000. .
Resumo:Este estudo objetivou resgastar o processo de institucionalização do ensino de Enfermagem na Paraíba. Devido à escassez de informações sobre o assunto, a construção deste estudo resulta de pesquisa em fontes primárias e secundárias apoiadas, principalmente, na história oral temática. Constatamos que a institucionalização do ensino de Enfermagem na Paraíba deu-se na década de 50, quando o modelo técnico-assistencial de saúde pública vigente era chamado de modelo médico-sanitário. Dentre os vários momentos significativos deste estudo, destacamos o da entrevista com a Sra. Doralice Kluppel, enfermeira integrante da equipe que atuou na estruturação da primeira Escola de Enfermagem da Paraíba, pois fez-nos desabrochar um sentimento de valorização e respeito ao trabalho desenvolvido pelas precursoras do ensino da enfermagem no Estado. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Enfermagem em Saúde Pública
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:114 - (124)
Autor:Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Transformaçöes da prática da enfermagem nos anos 30^ipt / Changes in the practice of nursing in the 30's
Fonte:Rev. bras. enferm;52(1):[129-143], jan.-mar. 1999. .
Resumo:Este relatório se insere na linha de pesquisa "A prática profissional e a formaçäo da identidade da enfermeira brasileira", desenvolvida por grupo cadastrado no CNPq e no Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os objetivos do estudo säo: relacionar as mudanças institucionais da enfermagem na sociedade brasileira da época à acentuada transiçäo político-econômica do país; analisar os efeitos dessas mudanças institucionais no mercado de trabalho da enfermeira e nas características da prática da enfermagem; discutir as novas formas de articulaçäo da enfermagem com outras práticas sociais no interior do campo da saúde. A enfermagem de saúde pública nacional, para acompanhar a ampliaçäo do Estado burocrático, se expandiu e se modificou. Ao mesmo tempo, em um contexto de uma política de proteçäo ao trabalhador, desenvolveu-se uma política de incentivo à abertura de hospitais públicos e privados, embora os serviços de enfermagem dessas instituiçöes näo fossem organizados segundo os padröes que caracterizavam a enfermagem moderna. Assim, a prática da enfermagem na década de 30 caracteriza-se como o início da transiçäo de um modelo de saúde pública urbana para um modelo de assistência hospitalar. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Enfermagem/tend
Política de Saúde
Prática Profissional
Enfermagem em Saúde Pública
Recursos Humanos de Enfermagem
Localização:BR905.1 - Biblioteca



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3